5 dicas de marketing para divulgar a sua empresa de Certificação Digital
O marketing tem um papel fundamental dentro das empresas. Através dele os produtos e serviços são divulgados para as pessoas, as marcas são construídas e reconhecidas e as vendas acontecem. Quando um empreendedor decide abrir a sua empresa, principalmente micro e pequena, há uma preocupação relacionada ao investimento em marketing. Isso não é diferente para as empresas de Certificados Digitais.
Traçar
estratégias de marketing é a chave para o crescimento, pois não adianta ter uma
boa ideia de negócio, no caso emitir certificados digitais, se não souber
aplicar e divulgar corretamente. Muitos dizem que é preciso muito dinheiro para
fazer um “bom marketing”. No entanto, algumas dicas simples podem fazer a
diferença e trazer sucesso para o seu empreendimento.
Marca e identidade
visual
A
marca é a cara da empresa. Ou seja, é através dela que as pessoas vão conhecer
seu negócio e seus produtos. Uma marca forte e consolidada no mercado é o fator
relevante na tomada de decisão de compra pelo cliente. Se você já tem a sua,
trabalhe para divulgá-la cada vez mais. Caso ainda não tenha, investir nela é
um quesito fundamental para dar andamento na sua estratégia de negócio.
Use a internet a seu favor
Invista tempo nas redes sociais. Se a sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais, faça isso agora. Quem está de fora desse movimento pode estar perdendo grandes oportunidades. Cada vez mais as pessoas compram e discutem sobre marcas e produtos pela rede. Além disso, elas dão vozes aos clientes, que, por sua vez, podem contribuir apontando pontos de melhoria e possíveis mudanças no negócio de acordo com a demanda.
A internet também oferece uma
variedade de cursos, artigos e dicas na área de Marketing. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos
empresários podem tirar proveito. Por isso, sempre se atualize e estude.
Ofereça um bom atendimento
Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Por isso, é extremamente importante responder às solicitações e reclamações
dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a sua
empresa de certificação digital.
Faça um planejamento de marketing
O primeiro passo para um bom planejamento de marketing é analisar os fatores
externos e internos que podem influenciar o desempenho da sua empresa de
certificação digital. Além de oferecer a estrutura adequada, conforme as regras
estabelecidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), é necessário entender como funciona o
comportamento de compra do cliente e conhecer bem a concorrência (preços,
produtos, marca). Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as
estratégias, os objetivos e as metas de marketing.
Calcule o retorno do marketing
Antes de uma ação de marketing, investigue
quem é o seu público alvo e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha
organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado
conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o
impacto do esforço feito para divulgar a marca.