23/08/2017

ALGUMAS OBRIGAÇÕES PODEM AJUDAR NO CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA

Para manter sua empresa em dia e organizada, é necessário prestar atenção em algumas obrigações.

DAS: O DAS é uma guia constituída pelos impostos que o MEI deve pagar obrigatoriamente. O pagamento dessa guia deve ser feito todos os meses até o dia 20, independentemente do MEI ter tido ou não rendimentos. O atraso do DAS implica em multas e juros, mas principalmente, pode acarretar no cancelamento do CCM (Cadastro Mobiliário).

Declaração Anual: A Declaração Anual é uma das principais obrigações do MEI. Nela são informados os rendimentos que a empresa obteve em determinado ano. A entrega dessa declaração deve ser feita até 31 de Maio de cada ano, e caso o empreendedor não realize a sua entrega, será gerada uma multa. Vale lembrar que essa declaração deve ser entregue independentemente do faturamento que o MEI obtiver.

Notas Fiscais: O MEI não é obrigado a emitir notas fiscais para pessoa física, mas deve emitir notas fiscais sempre que realizar uma venda ou prestar um serviço para uma pessoa jurídica. Muitas empresas optam por contratar empreendedores que emitam notas fiscais, então é importante que a sua empresa esteja regularizada para realizar a emissão das notas. Para emitir notas fiscais é necessário ter uma senha web ou Certificado Digital.

CND: As Certidões Negativas de Débitos são um conjunto de documentos emitidos por órgãos públicos que comprovam que a empresa não possui débitos ou pendências em âmbito municipal, estadual ou federal. Existem diversas CNDs que podem ser geradas mês a mês, e uma delas é referente aos débitos ligados à Receita Federal (Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União).

Ter um serviço contábil focado na sua empresa: Como empreendedor você precisa focar em meios de progredir com a sua empresa, e perder tempo se preocupando com obrigações contábeis pode atrapalhar. Assim, apesar do MEI não ser obrigado a ter um serviço de contabilidade, é interessante que você conte com um serviço contábil para auxiliá-lo sempre que necessário.