23/08/2017

REMUNERAÇÃO NÃO É SALÁRIO, E VICE-VERSA

Uma parcela da população não sabe que há diferenças entre salário e remuneração e muito menos quais são elas. Salário é a prestação fornecida diretamente ao trabalhador pelo empregador em decorrência do contrato de trabalho. Já a remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.

A remuneração é composta de: horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, adicional de insalubridade, descanso semanal remunerado, comissões, prêmios habituais, gratificações (a partir da segunda gratificação), gorjetas, ajuda de custo habitual e salário in natura, que é o fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado, tais como, aluguel de casa, veículo, escola para os filhos, etc.

Por fim, é importante ressaltar que é sempre a remuneração, e não o salário, que será utilizada para compor a base de cálculo do 13º, férias, rescisão contratual, entre outros.