26/10/2018

Certificado Digital pode ajudar a combater Fake News

A divulgação de informações pela internet, marca da era digital, é crescente, e como não há fiscalização - e quando há, ela é falha - favorece a massificação das fake news, notícias falsas ou modificadas, veiculadas com o propósito de manipular a opinião pública. Pesquisa do Instituto Reuters para o estudo do Jornalismo aponta que as redes sociais são a maior fonte de notícias dos brasileiros, e essa proporção só aumenta, visto que o percentual de pessoas que usam as redes sociais para se informar subiu de 47% em 2013 para 72% em 2016.

As fake news podem influenciar direta ou indiretamente no resultado de uma eleição, como aconteceu recentemente nas eleições americanas e tem sido discutido atualmente no Brasil. Governos e veículos de comunicação no mundo todo se engajam no combate às notícias falsas com inúmeras iniciativas, como campanhas institucionais e criação de leis punitivas, e a Certificação Digital desponta como uma das alternativas para combater este mal.

O Certificado Digital, neste caso, funciona como um selo de confiabilidade, assegurando ao leitor que a recebe que aquela notícia foi produzida com base em critérios jornalísticos, de integridade e princípios éticos. O princípio consiste em estabelecer normas de referência, distinguindo os veículos que trabalham de maneira confiável e agregando credibilidade e valor à marca.

A Certificação Digital funcionaria para os veículos de comunicação como um selo de segurança já adotado em sites de compras e instituições bancárias, por exemplo. Uma vez que para emitir o Certificado Digital é necessário passar por um processo de validação e verificação, as chances de publicarem qualquer notícia falsa atribuída a determinado órgão cai, ao passo que o usuário seja obrigado a também utilizar um Certificado Digital para assinar ou até mesmo realizar o login no site. Bastaria um click para comprovar a autenticidade da informação, através da consulta rápida à sua origem.

A ONG RST (Repórteres Sem Fronteiras) lançou em abril, na Europa, o JTI (Journalism Trust Initiative), um sistema de certificação usado no combate às fake news com a proposta de que as redes sociais (como Facebook e Twitter) e as ferramentas de busca priorizassem, em seus algoritmos, os veículos certificados por ele, em detrimento de outras fontes. Isso seria possível também com a Certificação Digital, ao passo que essas redes exijam que o login seja feito com base no Certificado Digital.

No Brasil, a Certificação Digital já é utilizada pelo DOU (Diário Oficial da União), em sua versão digital. Isso garantiu que as suas publicações online não sofressem alteração, pois, uma vez assinado, alguém que tentasse alterar qualquer informação romperia a assinatura digital, e isso invalidaria o documento oficial.

Em tempos de forte concorrência e crise econômica que assola as empresas de comunicação em todo o País, vale ressaltar que com a Certificação Digital, o veículo, além de garantir a confiabilidade do conteúdo que divulga, pode atrair ainda mais o interesse dos anunciantes, que usam o critério de credibilidade para escolher em que mídia irão veicular suas campanhas publicitárias.

O uso do Certificado Digital ainda é muito pouco explorado pelos meios de comunicação no Brasil, portanto, se tornará referência quem investir na ferramenta e sair na frente.