23/08/2017

CERTIFICAÇÃO DIGITAL CONTRIBUI COM A SUSTENTABILIDADE

A certificação digital tem uma participação importante quando o assunto é sustentabilidade e cuidado com meio ambiente, uma vez que gera uma considerável economia de papel em empresas e órgãos públicos. Os certificados reduzem significativamente a impressão de documentos, vias, pedidos e memorandos.

Considerando que uma empresa sem certificado digital consome, em média, duas toneladas de papel por ano e, com o uso do certificado, esse consumo caia pela metade, seguem os cálculos:

A DOCCLOUD emitiu 13.885 certificados em 2016, ou seja, cerca de 3,6 milhões de papéis deixaram de ser impressos ano passado. Esse número corresponde a, aproximadamente, 150 eucaliptos que deixaram de ser cortados, com uma economia de 136,3 mil litros de água e 68,1 mil kw/h de energia. Lembrando que uma tonelada equivale a 264.000 papéis. Para produção desta quantidade de papel são necessários 11 eucaliptos, 10 mil litros de água e 5 mil kw/h.

Além disso, a certificação digital reduz consideravelmente o consumo de combustível proporcionando soluções online que contribuem com a diminuição do deslocamento desnecessário, devido a essa comodidade.

O cálculo é apenas uma estimativa, pois a DOCCLOUD atende empresas de portes e segmentos diferentes, cujos consumos também são distintos. No entanto, a contribuição do certificado digital com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é real. Por esse motivo, se você ainda não tem um certificado digital DOCCLOUD adquira o seu e faça também a sua parte!


Camille Nellis Bragaglia - MTB 46.867