03/01/2018

VOCÊ SABE O QUE É A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN?

O blockchain é um livro digital incorruptível de transações econômicas que pode ser programado para registrar não apenas transações financeiras, como praticamente tudo de valor que pode constar na internet.

No entanto, em vez de ser mantido em um lugar mais tradicional, o banco de dados é compartilhado em uma rede de computadores. Esta rede pode abranger apenas um grupo de usuários, ou milhares de pessoas.

Um banco de dados blockchain consiste em blocos e transações. Quando uma transação ocorre, seus detalhes são criptografados e um número de operação de caracteres múltiplos exclusivo é gerado. Em vez de outros usuários na cadeia de blocos conferirem os detalhes exatos deste procedimento, esse número é gravado como um espaço privado. Todos os usuários da rede poderão ver que a transação ocorreu, contudo apenas as partes envolvidas nela podem acessar e visualizar seus detalhes.

Tudo isso facilita a detecção de qualquer atividade fraudulenta. Um hacker teria que obter acesso a cada computador que contenha uma cópia do banco de dados blockchain para manipulá-lo.

A tecnologia Blockchain é usada há algum tempo, porém seu uso ficou mais conhecido agora por conta do Bitcoin, a moeda virtual nascida em 2008 e que passou por um boom esse ano. Os usos da cadeia de blocos não se limitam às transações financeiras, e os entusiastas estão olhando para esta tecnologia como forma de aplicações em diversas áreas.

O Brasil adotou recentemente a tecnologia blockchain para permitir o controle cidadão das informações pessoais. O Ministério do Planejamento do Brasil que se concentra no desenvolvimento da sociedade e na sua segurança, colaborou recentemente com empresas do segmento digital, para armazenar informações pessoais dos cidadãos de forma mais segura.

A implementação da tecnologia blockchain é evidência de que o ministério não se preocupa apenas com a segurança dos dados. A instituição tem como objetivo permitir que os cidadãos controlem suas informações pessoais e ajude-os a acessá-las quando o exigirem. O movimento foi parte de uma tendência global por agências governamentais em todo o mundo.

Mas o que isso significa para a sociedade? A iniciativa brasileira elimina inúmeros cenários que podem levar ao roubo de identidade. Por outro lado, se os dados estiverem disponíveis para os "internautas" brasileiros, qualquer processo burocrático que exija a documentação de informações pessoais seja mais rápido.

É um grande passo em direção a uma sociedade sem papel e mais digital, empurrando a nação para a era da tecnologia.