29/11/2017

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE AS ASSINATURAS DIGITAIS E ELETRÔNICAS?

O que você imagina quando ouve a palavra "assinatura?" Há 50 anos atrás, todos nós tivemos a mesma resposta, mas hoje, "tinta em papel" não é a única opção para autorizar um documento ou transação.

O que é uma assinatura eletrônica?

O termo 'assinatura eletrônica' pode se referir a vários métodos diferentes para capturar uma assinatura em um documento ou dispositivo. Isso inclui processos como o uso de um tablet ou aplicativo móvel, para capturar uma imagem de uma assinatura manuscrita. Também pode ser simplesmente digitar seu nome em uma caixa de assinatura. Um exemplo de uma assinatura eletrônica comumente criada é quando você assina para uma entrega no dispositivo digital do correio.

O que é uma assinatura digital?

Uma assinatura digital é muito mais do que uma assinatura eletrônica. As assinaturas digitais tornam-se intrinsecamente ligadas ao conteúdo do documento digital usando criptografia.

Qualquer pessoa que assine digitalmente um documento precisa de um certificado digital que é exclusivo desse indivíduo e que contém uma chave pública e uma chave privada. Aqui estão as principais razões pelas quais sua assinatura digital é tão segura:

- As IDs digitais compatíveis provêm de provedores credenciados. Você precisa provar sua identidade antes de conseguir uma;

- Tudo é criptografado;

- Sua assinatura digital e o documento que você assina são criptografados e vinculados com uma vedação inviolável;

- É único para você;

- Toda vez que você assina um documento, você usa seu próprio certificado exclusivo;

- É fácil de validar.

Em suma, quer manter a segurança de seus documentos? Opte pela assinatura digital, você pode usá-las para cumprir com os requisitos legais e regulamentares mais exigentes porque fornecem os mais altos níveis de segurança sobre a identidade de cada assinante e a autenticidade dos documentos que assinam.