24/01/2018

VOCÊ TEM DÚVIDAS QUANTO AO CERTIFICADO DIGITAL?

Quando falamos sobre certificação digital, por ser um assunto relativamente novo e bastante técnico, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas, como “o que é”, “para que serve”, entre outras. Você é umas dessas pessoas? Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas, a DOCCLOUD resolveu listar aqui algumas das perguntas mais frequentes relacionadas à certificação digital, com as informações mais relevantes sobre esse universo ao seu alcance.  

O que é um certificado digital?

Equivale a carteira de identidade virtual, de uma pessoa física ou jurídica, que permite a identificação ou realização de serviços eletrônicos e via internet com segurança.

Para que serve?

Reconhecido em qualquer lugar do mundo, conforme regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, com o Certificado Digital é possível assinar e enviar documentos online, como declaração do Imposto de Renda e escriturações contábeis, além de efetuar transações bancárias. Garante a integridade dos dados, além de codificar informações para que apenas o destinatário consiga acessar seu conteúdo.

 

Como obter um Certificado Digital?

 

Você pode agendar uma visita a DOCCLOUD (confira o endereço mais próximo a você no nosso site) ou adquirir na loja online. Acesse o site http://doccloud.com.br/home.

 

O que eu faço se esqueci o meu PIN?

 

Todo cartão inteligente e token precisa de uma senha, que é chamada de PIN. Se por acaso você ultrapassar o limite de tentativas para lembrar-se da senha, ele é bloqueado. Daí você terá que usar o PUK, se também inserir incorretamente esta senha, seu cartão será invalidado, sendo necessário emitir um novo certificado.

 

O que devo fazer em caso de roubo ou perda do meu cartão?

 

Você deve solicitar imediatamente a revogação do certificado junto a DOCCLOUD

 

É possível roubarem a senha de um documento assinado digitalmente?

 

Não, a chave com a qual o documento está assinado permanece no seu cartão. Entretanto, você deve guardar seu certificado com cuidado para evitar perdas e, em hipótese alguma informar seu PIN para uma terceira pessoa.

 

Gostou das nossas dicas? Sua pergunta ainda não foi esclarecida? Entre em contato com a DOCCLOUD. Profissionais treinados e especializados estão prontos para esclarecer todas as suas dúvidas.