23/08/2017

O CONHECIMENTO AJUDA O EMPRESÁRIO NA TOMADA DE DECISÕES

Para crescer e se destacar no mercado, o empresário deve estar a par da situação da economia, conhecendo a legislação contábil, trabalhista e empresarial. O conhecimento ajuda o empresário na tomada de decisões, trazendo mais segurança e independência.

A tributação é um dos aspectos que mais impactam no caixa das empresas. A quantidade exorbitante de obrigações, tributos, declarações, guias e documentos fiscais são motivos de preocupação e dores de cabeça, tanto para os gestores quanto para os próprios profissionais especialistas do ramo contábil.

Uma gestão eficiente do negócio começa sempre com a organização, por isso é imprescindível contar com o apoio de um profissional técnico (Contador) que mantenha uma programação de pagamento de tributos, planejando gastos e auxiliando a elaboração de um planejamento tributário.

Outro fator importante é a adoção de um software que permita que os trabalhos do contador e dos próprios colaboradores da empresa sejam feitos de forma mais segura e rápida, garantindo o gerenciamento e armazenamento digital das informações.

Por fim, todas essas tarefas ganham eficiência na execução quando a empresa conta com uma equipe de gestão que tenha conhecimento básico a respeito da legislação contábil e fiscal, facilitando para o gestor compreender as necessidades contábeis específicas do negócio e tomar decisões em conformidade com as obrigações que a empresa tem em relação ao fisco.

O conhecimento sobre a legislação contábil também contribui no momento de se inteirar e avaliar oportunidades de abatimento fiscal.

As oportunidades e legislações de abatimentos fiscais podem variar significativamente, por isso a importância de contar como apoio técnico de um profissional, que poderá auxiliar na interpretação e na análise da viabilidade de aplicabilidade da lei para o seu negócio.

Além de contar com todo conhecimento já trazido pelos contadores, é válido o empresário estar atento às políticas públicas que podem ser aproveitadas especificamente pelo seu negócio, por isso, cabe a ele buscar e conhecer informações que podem vir a contribuir para a redução de despesas em tributos e solicitar orientações do contador com relação à tomada de decisões.