13/12/2017

ANTECIPAÇÃO DO ESOCIAL PODE SER FEITA ATÉ DIA 20 DE DEZEMBRO

A Receita Federal publicou no último dia 30, uma determinação que prevê que as empresas podem antecipar a adesão do eSocial até dia 20 de dezembro. Como já é sabido, em janeiro de 2018 será obrigatório à adesão no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O eSocial é o projeto do governo brasileiro para unificar o envio de dados de empregadores. Este sistema único substituirá a necessidade de enviar relatórios separados para a Segurança Social, a Receita Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

A partir de janeiro de 2018, o eSocial será aplicado a todas as empresas com receitas superiores a R$ 78 milhões. Para todas as outras, o eSocial torna-se obrigatório a partir de julho de 2018.

Todos os outros empregadores, abrangendo as pequenas empresas, devem usar o eSocial a partir de julho de 2018. As informações no local de trabalho serão necessárias a partir de janeiro de 2019. Uma questão pontual e relevante é que os dados do empregador e dos funcionários deverão ser atualizados para atender aos requisitos legislativos.

Para atender às novas obrigações eSocial, as empresas devem fazer uma série de mudanças nas suas estruturas de relatórios; adaptando sistemas, processos e ações para gerenciar a mudança. O propósito do trabalho é muito amplo e envolve todos os subprocessos de recursos humanos e áreas relacionadas.

É altamente recomendável que as empresas busquem uma avaliação de sua configuração existente para determinar qual a preparação necessária e qual o nível de suporte de um fornecedor de terceiros que pode ser necessário.  O prazo final está chegando, mova-se!