23/08/2017

MERCADO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL ESTÁ EM CONSTANTE CRESCIMENTO

O mercado de certificados digitais está sempre em crescimento no Brasil, independente das crises nacionais ou internacionais. Isso acontece devido a obrigatoriedade da certificação digital para prestar declarações ao fisco. Além disso, aplicações são desenvolvidas cada vez mais utilizando essa tecnologia como suporte de segurança.

Com a obrigatoriedade do uso do certificado digital, nas esferas estadual e federal, o número de emissões tem aumentado significativamente. Para acessarem os sistemas do governo com segurança, como e-Social, e-CAC, SPED contábil, enviar o Imposto de Renda, entre outros serviços, as pessoas e as empresas precisam de uma identidade virtual com validade jurídica: e-CPF ou e-CNPJ.

O crescimento médio de 2011 a 2015 foi de 20% ano. Mesmo não havendo crescimento de 2015 para 2016, devido à crise, o número de emissões em 2016 continuou acima de 3 milhões. Ou seja, o mercado de certificação digital continua aquecido e as expectativas com relação a 2017 são as melhores.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), as emissões de certificado digital no período de janeiro a junho de 2017 foi 8% maior que no mesmo período em 2016. A previsão é que até o final deste ano o número de certificações supere 4 milhões, visto que o Brasil tem mais de 20 milhões de empresas ativas e apenas 25% desse montante possui certificado digital.

A conclusão é que o mercado ainda tem muito o que crescer, considerando que mais da metade de pessoas físicas e jurídicas ainda não possuem um certificado digital. Se você ainda não tem, adquira já o seu com a DOCCLOUD!